Travesseiro Orthoroll : Biomecânica Clínica
Conheça o sistema Orthoroll
A disfunção mecânica na coluna vertebral é uma das maiores causas consultas a especialistas na área e está associada ao processo degenerativo da cartilagem que tende a piorar com o envelhecimento. O travesseiro é um utensílio de uso intensivo, pois uma pessoa o usa em média 8 h diárias 1 terço do dia, do ano enfim de toda uma vida. Com isso podemos imaginar que um travesseiro precisa ter ergonomia e ser de qualidade é indispensável para prevenção e a manutenção da saúde articular.
No vídeo acima, no travesseiro inadequado ergonomicamente, temos as facetas sendo pinçadas enquanto paciente dorme com um travesseiro inadequado. O desalinhamento fica bastante claro no raio x. Este desalinhamento força as facetas articulares e a cartilagem que as reveste, o que pode contribuir com a dor de origem mecânica, principalmente em pessoas que já apresentam quadro de alteração degenerativa articular, artrose ou artrite.
O travesseiro Orthoroll, é um produto indicado para problemas mecânicos nos ombros em tendões como bursites e tendinites, na cervical, nos braços, como dormência e formigamento e na parte alta da coluna torácica. O cliente pode contar com nossa equipe de especialistas.

Toracica Alta

Cervical

Ombro

Dormência nos braços
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Benefícios ao usuário:
1. Permite melhor alinhamento postural durante o sono, favorecendo uma melhor fisiologia e saúde articular.
2. Auxilia no controle da dor articular e problemas musculoesqueléticos do pescoço, ombro, região torácica e cervical. Alguns pacientes reportam melhora no controle da dor de cabeça em cefaleias tensionais.
3. Melhora da circulação na região do pescoço, cabeça, do ombro e em direção aos braços.
4. Prevenção do estresse biomecânico articular nas facetas articulares, cartilagens e discos articulares. Favorecendo pacientes com artrose, osteoartrite e hérnia cervical.
Além de uma espuma viscoelastica de alta qualidade, apresenta um desenho anatômico especialmente desenvolvido pela Orthoroll para correção biomecânica cervicotoracica, descanso e liberação para o ombro, contribuindo para melhora da circulação local, para o plexo e estruturas nervosas. Como reforço tecnológico apresenta dispositivos de emissão infravermelho, para relaxamento das tensões e liberação de substâncias analgésicas endógenas, que são substâncias benéficas liberadas pelo próprio corpo.
O travesseiro Orthoroll apresenta estabilidade, sustentação e conforto, com a melhor relação de benefícios para saúde da coluna cervical. A tecnologia multicamadas permite ainda configurar o travesseiro com a orientação de um profissional qualificado. Desenvolvemos um protocolo avaliativo postural que aproxima muito dos estudos radiológicos que realizamos na etapa de desenvolvimento do produto. Nossos especialistas podem através de uma consulta realizar uma orientação.
​O travesseiro Orthoroll é um produto ortopédico e ergonômico para coluna cervical, desenvolvido por especialistas em traumato-ortopedia e coluna vertebral. ​Este produto possui certificação de qualidade da SBRTO, Sociedade Brasileira de Reabilitação Traumatológica e Ortopédica, do Instituto Coluna Vertebral e do grupo de estudos avançados Quiropraxia Brasil.
Características e Tecnologias:
1.Revestimento de Tecnologia 100% IMPERMEÁVEL e RESPIRÁVEL, impede a passagem dos líquidos e permite a passagem do ar, evitando a formação de fungos e bactérias no seu travesseiro.
Tecido Superior: 100% Poliéster
Tecido Inferior: 100% Poliuretano
Faixa Lateral: 100% Poliéster
2.Espuma viscoelástica (Poliuretano Viscoelástico), 1050 g, densidade 44 de alta qualidade e durabilidade.
3.Metodologia multicamadas, que permite ajuste ergonômico corretivo para o alinhamento da coluna cervical e segmento cervicotorácico.
4.Infravermelho longo: Componentes que reagem ao corporal liberando infravermelho longo, capaz de promover melhora da circulação sanguínea, liberação de endorfinas que contribuem para o controle da dor de forma natural, com a liberação de substâncias benéficas sintetizadas pelo próprio organismo.
​
O infravermelho de ondas longas é um subconjunto da banda infravermelha do espectro eletromagnético, cobrindo os comprimentos de onda que variam de 8μm a 14μm (8.000 a 14.000 nm).

Antiácaro, 100% impermeável, lavável com secagem rápida.

Poliuretano Viscoelástico, 1050 g, densidade 44 de alta qualidade e durabilidade.

Que permite ajuste ergonômico corretivo para o alinhamento da coluna cervical e segmento cervicotorácico

Componentes que reagem ao corporal liberando infravermelho longo, capaz de promover melhora da circulação sanguÃnea, liberação de endorfinas que contribuem para o controle da dor de forma natural, com a liberação de substâncias benéficas sintetizadas pelo próprio organismo.
Certificado e desenvolvido por especialista em Traumato-ortopedia e saúde musculoesquelética.
.png)
Na imagem acima, estudos radiológicos demonstraram a capacidade de alinhamento articular do travesseiro Orthoroll em pacientes com cervicalgia mecânica.
A Orthoroll estudou o uso do travesseiro em pacientes com cervicalgia mecânica. Quarenta pacientes estudados apresentavam dor cervical, cervicotorácica e cefaleia tensional .
Todos os pacientes apresentavam alterações mecânicas com desalinhamento articular do segmento cervicotorácico ou escoliose com envolvimento cervical e não apresentavam alinhamento radiológico com travesseiro convencional. Oitenta e sete por cento dos pacientes que utilizaram o travesseiro Orthoroll com correção postural e ou radiológico apresentaram melhora nos sintomas de pelo menos 50% após um mês de uso.
Indicações:
-
Pessoas em geral com interesse na prevenção de problemas articulares e posturais
-
Pacientes com problemas posturais, como escoliose, principalmente com envolvimento na coluna cervical.
-
Pacientes com problemas degenerativos articulares, inflamações e degenerações facetarias, e disfunções de origem mecânica da coluna vertebral .
-
Pacientes com hérnia discal, lesões de plexo cervical e cervicobraquialgia.
-
Dores nos ombros na escápula, formigamento e sensibilidade nos braços.
Observação: Este é um produto corretivo que pode requerer um período de adaptação corporal para o uso. Recomendamos sempre a orientação de um especialista.
Informações sobre Uso:
O uso ideal do produto é orientado pelo especialista, por isso recomendamos a compra através de um dos nossos representantes.
Oferecemos avaliação online da sua cervical, para uso do travesseiro.
Mais informações sobre avaliação online aqui.
​​​
Versões do produto Orthoroll:
​
Desenvolvemos duas versões ergonômicas com a mesma densidade, porém com uma configuração bioquímica diferenciada na tecnologia viscoelástica que permite diversidade na dureza da espuma:
​
•Standart Pro Adjustment: Esta versão apresenta uma correção biomecânica mais intensa, sendo ideal para pessoas que apresenta dor mecânica/postural.
​
•Soft Confort: mais macio, Indicado para usuários com Fibromialgia e pessoas com dor nociplástica com mais de 60 anos à critério e orientação do especialista.
Postura corporal durante o sono: Impacto na coluna cervical
A postura corporal do ser humano adulto também é fruto da adaptação durante todo o processo evolutivo e as adaptações individuais que ocorrem durante seu desenvolvimento neuropsicomotor.
Na postura corporal estão implicados os fatores anátomo-funcionais, socioambientais, psicológicos e emocionais e estes fatores devem ser considerados no processo educativo, preventivo.

Na foto acima paciente é avaliado durante o sono em postura de estresse mecânico na região cervical levando a estresse mecânico de componentes como as facetas articulares.
Cervicalgias Mecânico-degenerativas
A coluna cervical apresenta uma anatomia específica, com encaixes articulares revestidas por cartilagem, disco intervertebral, ligamentos além de estruturas vasculares e nervosas. A dor no pescoço pode ocorrer devido a várias causas, as cervicalgias mecânicas tem relação com a morfologia (anatomia), mecânica e a postura.

Na foto acima ilustramos a apresentação da coluna vertebral em uma postura desequilibrada durante o sono com desalinhamento da coluna cervical e estresse compressivo das facetas que são encaixes articulares revestidos por uma superfície de cartilagem. O desalinhamento em algumas áreas poderá haver distensão dos encaixes articulares enquanto em outros segmentos ocorre a compressão. A descompressão gera um efeito mecânico sobre ligamentos e capsulas articulares facetarias ao passo que a compressão provoca atrito nas superfícies articulares, levando a disfunção sensorial, tensão muscular e contribuindo para estados degenerativos articulares ou osteoartrose.
A dor de caráter mecânico é intimamente relacionada às atividades físicas e posturais do indivíduo, ou seja, a dor normalmente é desencadeada pela atividade, postura ou movimentos específicos e melhora com o repouso.
1.Biomecânicas: relacionadas às alterações biomecânicas da unidade funcional espinhal. Há substrato anatomopatológico determinado para a dor (p. ex.: discopatias e osteoartrite).
2.cervicalgia comum ou idiopática e distensões musculares: caráter mecânico, sem irradiação ou com irradiações atípicas, e sem alterações anatomopatológicas determinadas (p. ex.: torcicolos, síndromes miofasciais).

A síndrome facetária é uma síndrome na qual as articulações facetárias causam sintomas dolorosos. Na cervical a artrose facetaria cervical é um problema muito comum que geralmente se associa a doença degenerativa do disco, uma condição distinta, mas funcionalmente relacionada, com artrose facetaria cervical.
A importância do alinhamento da coluna cevical durante o sono
A postura é uma posição equilibrada e coordenada do corpo, em ação estática, em repouso ou em preparação ao movimento. A postura ideal é aquela que melhor se adapta às circunstâncias, com o mínimo de gasto de energia e menor estresse biomecânico aos tecidos.
Os mesmos conceitos se aplicam a postura durante o sono onde o ato de deitar deve promover um equilíbrio entre o conforto necessário para o relaxamento muscular e sedação para indução do sono e ao mesmo tempo a preservação de estruturas anatômicas da coluna vertebral.

Em outras palavras comportamento postural durante o sono deve favorecer a reparação do sono e evitar a ação de forças mecânicas lesivas ou que reforçam estados lesivos de injúria sobre os tecidos corporais, considerando vasos, nervos, receptores, cartilagens e ligamentos. Ao mesmo tempo a postura durante o sono deve promover coordenação neuromuscular e adaptação do estado de repouso.
.png)